O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE OS CORTICOIDES

 

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE OS CORTICOIDES

O que são os corticoides?

Os corticoides, também conhecidos como corticoesteroides, são medicamentos anti-inflamatórios utilizados para tratar uma variedade de condições de saúde. Eles são diferentes dos esteroides anabolizantes, frequentemente utilizados ilegalmente para aumentar a massa muscular, e também se diferenciam dos anti-inflamatórios não esteroidais, sobre os quais falamos em um vídeo anterior.

Para que servem os corticoides?

Os corticoides podem ser utilizados para tratar uma ampla gama de condições, incluindo asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, reações alérgicas como urticária e eczema, dores articulares e musculares como artrite e tendinite, doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn, lúpus, esclerose múltipla, entre outras.

Como funcionam os corticoides?

Os corticoides são uma versão artificial dos hormônios normalmente produzidos pelas glândulas adrenais, localizadas acima dos rins. Quando tomados em doses superiores às que o corpo produz naturalmente, os corticoides reduzem a vermelhidão, o inchaço e a inflamação. Isso pode ajudar em condições inflamatórias, como asma e eczema. Além disso, por terem um efeito imunossupressor, ou seja, de reduzir a atividade do sistema imunológico, também podem ser usados em doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e o lúpus.

Tipos de corticoides

Os corticoides estão disponíveis em diferentes formas, como comprimidos, xaropes, líquidos, inaladores, sprays nasais, injeções e cremes/pomadas. Os principais tipos incluem a prednisolona, a budesonida e a betametasona.

Quem pode usar corticoides?

A maioria das pessoas pode fazer uso de corticoides, mas é importante informar ao médico se você teve reações alérgicas a esses medicamentos no passado, se tem alguma infecção, se está grávida ou amamentando, ou se possui outras condições como epilepsia, diabetes, pressão alta ou problemas nos rins, coração ou fígado. Crianças geralmente não são indicadas para o uso de corticoides, pois eles podem atrapalhar o crescimento.

Efeitos adversos dos corticoidescorticoides

Os corticoides de uso sistêmico, ou seja, aqueles que são ingeridos ou injetados e entram em contato com todo o organismo, tendem a ter mais efeitos adversos do que os corticoides de uso tópico, como cremes e géis. Alguns efeitos comuns incluem aumento do apetite e do peso, dificuldade para dormir, alterações de humor, risco aumentado de infecções, elevação do açúcar no sangue, enfraquecimento dos ossos e condições oculares como glaucoma e catarata.

Saindo do tratamento com corticoides

Nunca pare de tomar corticoides abruptamente, pois isso pode causar sintomas de abstinência, como cansaço extremo, enjoo, tontura, perda de peso e de apetite. É necessário reduzir a dose gradualmente, sob orientação médica, para evitar a insuficiência adrenal, uma condição em que as glândulas adrenais param de funcionar corretamente.

Dicas para lidar com os efeitos adversos

Algumas dicas para minimizar os efeitos adversos dos corticoides incluem:

  • Tomar os comprimidos durante as refeições
  • Manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes
  • Manter as vacinas atualizadas
  • Não ingerir álcool
  • Não tomar doses extras esquecidas

Caso você apresente sintomas graves, como falta de ar, procure atendimento médico imediato.

Comentários

Postagens mais visitadas